
Os apaixonados pelo São João e pelo autêntico forró pé-de-serra lotam as ruas do Recife Antigo, na noite desta quinta-feira (09), para acompanhar a Caminhada do Forró. O evento reúne grandes nomes da música nordestina e mais de cem sanfoneiros de todas as idades.
O garoto Tiago do Acordeon toca sanfona desde os sete anos
O pequeno Tiago do Acordeon, como se apresenta, de 12 anos, é um dos músicos que abrilhantam a festa. O peso da sanfona parecia não incomodar o garoto, que "puxou o fole" já na concentração. Ele toca o instrumento desde os sete anos. "Amo a sanfona e o São João", disse o menino, que decidiu ser sanfoneiro depois de assistir o filme "Dois Filhos de Francisco", que conta a história da dupla Zezé di Camargo e Luciano. "Meu pai, que cria porcos, me deu dois animais de presente. Vendi os bichos e comprei uma sanfona", contou.
Com quase 30 anos de carreira, Givanildo José do Nascimento, de 60 anos, também esbanjava felicidade. "É muito bom ajudar a manter viva a nossa tradição", disse.
A concentração da caminhada foi na Rua da Moeda. De lá, por volta das 19h, o cortejo seguiu no arrasta-pé até a Praça do Arsenal, onde acontecem os shows de Petrúcio Amorim, Arlindo dos Oito Baixos, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Flávio Leandro, Nádia Maia, Josildo Sá, Cristina Amaral, Rogério Rangel, Irah Caldeira, Terezinha do Acordeon e Ivan Ferraz, além da herdeira de Dominguinhos, a cantora Liv Moraes.

Elizabeth da Silva e o seu "Carlinhos" caíram no forrobodó
Desde às 17h, quando teve início a concentração, o público já estava animado. Ao lado do se "boneco Carlinhos", Elizabeth da Silva, de 59 anos, não parou de dançar. "Só vou para a casa no dia 30 de julho", brincou. Moradora do bairro do Curado, Aurinete Marques, de 56 anos, também caiu no forrobodó. "Frequento a caminhada desde a sua primeira edição. Isso aqui é uma beleza", afirmou.